Luso Academia

Início » Equações e LaTeX

Equações e LaTeX

Como já devem ter reparado este blog não tem medo de assustar metade dos seus potenciais leitores de cada vez que utiliza equações. Tal é conseguido através da utilização de LaTeX.

Para os que já conhecem a sintaxe de LaTeX é muito fácil dar o salto para o LaTeX do wordpress. Neste caso em vez de se escrever $(a+b)^2=a^2+b^2+2ab$ deve-se escrever $ latex (a+b)^2=a^2+b^2+2ab$ sem o espaço entre o $ e latex.

Para os menos habituados a utilizar LaTeX e que ainda assim queiram dar um contributo a este blog recomenda-se a utilização do website Daum Equation Editor. Lembre-se apenas que quando colar o código de LaTeX nos comentários deve utilizar a sintaxe do wordpress.com

Para além disso recomenda-se a leitura desta página no blog do Terry Tao onde se indicam alguns dos bugs que ocorrem no wordpress.com. Devido à ajuda rapidíssima de um dos colaboradores do wordpress.com a maior parte destes bugs é neste momento inexistente.

Como comentário final resta dizer que uma boa parte dos posts neste blog irá utilizar o script desenvolvido por Luca Trevisan que permite a conversão de um ficheiro .tex para um ficheiro .html Deste modo o processo de escrita de um artigo torna-se muito mais fácil.


3 comentários

  1. Olá equipe da Luso Academia!

    Gostei bastante do material que é disponibilizado neste site e com certeza irei divulgar ele como referência em artigos no meu site como complemento de leitura. É bom saber que ainda existem sites que prezam pela qualidade na divulgação de conteúdos e investem em técnicas para melhorar seus textos como o uso do Latex, por exemplo. Também utilizo Latex em meu humilde blog e como não sei muito dos código costumo utilizar um site que transforma as equações em códigos Latex e que eu gostaria de deixar como dica para vocês aqui no site, pois penso que ele seja mais atualizado que o citado nessa página que é o site da CodeCogs, não que eu tenha nada contra a esse ótimo site, mas é que eu penso que o outro seja mais fácil de ser utilizado por seus leitores.

    Link do site de Latex: http://s1.daumcdn.net/editor/fp/service_nc/pencil/Pencil_chromestore.html
    Nome do site: Daum Equation Editor

    Desde já gostaria de parabenizá-los com ótimo trabalho que vem sendo feito com este blog. Sucesso ao site e estamos aí para nos ajudarmos na web. Um abraço e até breve!

    Att. Romirys Cavalcante

    Gostar

    • ateixeira diz:

      Olá Romirys,

      antes de mais muito obrigado pelas gentis palavras e pela confiança que demonstra no nosso projecto.

      Realmente não conhecíamos a solução que divulgaste e olhando para ela vejo que é muito mais user-friendly que o codecogs e assim sendo não custa nada actualizar a nossa sugestão pois o que nós pretendemos é facilitar a vida a quem interage com este blog.

      Um abraço

      Liked by 2 people

  2. José Victor diz:

    Amigo, parabéns pelo bacana (e utilíssimo) blog.. Estou usando o Latex através do LyX. E estou com uma dúvida: o tutorial do LyX não ajuda a fazer referências cruzadas de equações de maneira correta. E não descobrí onde estou me equivocando. Poderia disponibilizar algumas dicas? Muito grato por qq retorno que oferecer.
    JVictor.

    Gostar

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: